Nossa Equipe

RICARDO OUCHI

CRM/SP 94053 - Médico Psiquiatra | Título de Especialista nº134185 | RQE 53727

FLÁVIO VERVLOET

CRM/DF 4649 - Médico Psiquiatra

RQE 16700

RUBENS MILANO

Psicanalista e Psicólogo

CRP-SP 74721/06

Me graduei em Medicina na UNIFESP e me especializei em Psiquiatria. Percebi que o sofrimento psíquico é o tema central da vida. Minha formação em filosofia existencialista convergiu com a base filosófica da psiquiatria como ciência, me reforçando que tudo que vemos, vemos de forma reduzida e distorcida, sendo nossa tarefa minimizar estas distorções, nos levando a uma prática clínica mais segura, embasada e efetiva.

Isto me deu norte de investigação, me prevenindo o atropelar as etapas estruturais que sustentam nosso raciocínio e que fundamentam nossas escolhas de vida e de nossa prática clínica, evitando dar “diagnósticos” e soluções precipitados e potencialmente desastrosos. Falsas soluções não só não corrigem problemas, como cascateiam novos. Busco assim integrar as lacunas dos fenômenos que se apresentam, integrando saberes.

Aprendi cedo a importância do trabalho em equipe, em rede, com olhar transdisciplinar e coordenado em saúde e tive a oportunidade de exercitá-lo em todos os caminhos que trilhei.
Minha incessante busca me levou a ser Coordenador de Saúde Mental de Suzano, implantando esta linha de cuidado na atenção primária (matriciamento).

Depois aprendi muito dando aulas de Psicofarmagologia Avançada e Integrada a Prática Clínica, em Pós-Graduação do Ipemed, mergulhando na psicofarmacologia em busca de base teórica e didática que sustentasse as escolhas e condutas, evitando uma “batalha naval” comum a prática vigente.

Especialmente enriquecedor e gratificante foi ter chefiado a implantação de serviços de Psiquiatria em 7 hospitais gerais São Luiz, Rede D’Or, Tive a oportunidade de levar o melhor que aprendi, conseguindo que as equipes gerais enxergassem a saúde mental antes ocultas nos PS, UTIs e Enfermarias, criando uma cultura de cuidado integrado.

Em todos estes projetos a base foi a mesma: prevenção, transdisciplinaridade, decisões compartilhadas, feedbacks, projetos terapêuticos singulares (PTS), escolhas fundamentadas, olhar para comorbidades clínicas, foco em segurança (pacientes, familiares, equipes e hospitais – serviços de saúde), esforço em evitar e saber identificar iatrogenias, busca de desenvolvimento, capacitação, treinamento, protocolos, diretrizes, gestão das equipes e dos serviços, lutando sempre para atingir melhorias de qualidade técnica e percebida.

Minha última experiência em gestão se fechou em final de 2021, onde fiquei na missão de SoE/Diretor das Linhas de Cuidado em Saúde Mental Amil – UnitedHealth Group.

Sigo minha caminhada cuidando de meu consultório e meus pacientes com o mesmo olhar ampliado que sempre me acompanhou, agora dando mais ênfase a possibilidade de compartilhar conteúdos de alto impacto em saúde mental usando os canais da internet.

Sou graduado em Medicina pela Emescan, em Vitória – ES e fiz especialização em Psiquiatria. Desde a minha formação médica me identifiquei com temas que me auxiliavam a compreender melhor o ser humano em sua complexidade. Além disso, também busquei abordagens que me possibilitassem entender o adoecimento em seu aspecto mais amplo e sobretudo os fatores responsáveis pelos desequilíbrios.

Sempre procurei pautar meus estudos alicerçado na ciência, mas incluindo outras dimensões do saber, da filosofia e da arte. A observação clínica e a experiência me ajudaram a dialogar e a avaliar as evidências das pesquisas na área médica para adequar à realidade do sofrimento humano.

Minha jornada é feita de vários caminhos. Fiz cursos em várias abordagens em tratamentos médicos e em psicoterapia e, na minha atuação, procurei integrar a medicina à psicoterapia.

Valorizo muito o trabalho em equipe multidisciplinar por compreender que é necessário a atuação em conjunto, em que cada profissional agrega e enriquece o seu saber e sua experiência específica.

Tenho aprendido com o tempo que muitas vezes se torna difícil tratar e acompanhar a pessoa em desequilíbrio sem enfoque de trabalho em vários níveis e dimensões simultaneamente. Por isso, apesar de buscar uma compreensão mais ampla, escolhi seguir como médico psiquiatra, mas sempre trabalhando em conjunto com outros profissionais em saúde mental na chamada equipe multidisciplinar ou transdisciplinar. Tenho percebido o benefício que esse trabalho traz na prática clínica às pessoas portadoras de transtornos mentais.

Cada vez mais tenho observado a importância da psicoeducação nas consultas psiquiátricas e o quanto é fundamental trabalhar com o paciente a compreensão do seu transtorno para melhor adesão e cooperação no tratamento.

Assim, tenho estendido esse trabalho para grupos por meio de cursos de psicoeducação para transtornos específicos, juntamente com psicólogos e outros profissionais de saúde. Os resultados são surpreendentes.

Desde o início da minha formação acadêmica valorizo muito o trabalho de prevenção e promoção em saúde no geral e em saúde mental. Sinto-me agraciado em ver tantas pesquisas no meio acadêmico trazendo validação e fundamentação a essa prática em que o agente principal do processo é o próprio paciente e sua família, resgatando a sua participação ativa no tratamento.

Meu foco atual é a Psiquiatria integrativa ou integral que busca a união dos saberes em saúde mental e o trabalho cooperativo entre profissionais e indivíduos em sofrimento psíquico de forma mais horizontal e humana, integrando este olhar ao de educação em saúde mental, tanto para público em geral, como também para profissionais da área de saúde e saúde mental.

Cursei Psicologia na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e já no primeiro ano da graduação, iniciei minha jornada pela saúde mental, a partir de uma experiência impactante com modos manicomiais e desumanos de tratamento, em um tradicional hospital psiquiátrico do interior de São Paulo.

Esse primeiro estágio voluntário me situou em um engajamento ético e clínico, em uma busca por práticas humanizadas de tratamento que me levou ao encontro da reforma psiquiátrica, da luta antimanicomial e da psicanálise.

Tal encontro se deu, ainda durante a graduação, no S. S. Cândido Ferreira, em Campinas, onde desenvolvi meu segundo estágio extracurricular voluntário, aprendendo a importância do trabalho em equipe e a transdisciplinaridade, onde iniciei meus primeiros estudos clínicos de psicanálise e minha supervisão na mesma linha teórica.

Concomitantemente, pude iniciar minha análise pessoal, constituindo assim os primeiros passos da construção tripé da formação de analista (análise pessoal, formação teórica e supervisão).

Ainda na graduação participei do projeto, bem-sucedido, da implantação do primeiro CAPS da cidade de São Carlos, em uma parceria entre universidade e gestão municipal.

E no último ano da graduação, participei ativamente da constituição formal do programa de estágio curricular em Saúde Mental no S. S. Cândido Ferreira para graduandos em Psicologia da UFSCar, possibilitando que novos alunos pudessem ter a mesma oportunidade que tive.

Concluí a graduação com um estudo sobre aspectos imaginários relacionados à morte e psicodinâmica do luto, que resultou em minha monografia de bacharelado, tendo recebido nota máxima na avaliação e defesa.

Fiz curso de formação em psicanálise, fundamental e avançado, pelo CLIN-a, instituto de orientação lacaniana vinculado à EBP (Escola Brasileira de Psicanálise). E minha formação continuada passa por participações em cartéis de estudos de psicanálise, em um núcleo de estudos sobre psicose, um período no laboratório interdisciplinar de estudos sobre a criança (CIEN), além de congressos e seminários.

Além disso, sou pós-graduado em álcool e outras drogas pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), tendo desenvolvido um percurso pela clínica da redução de danos.

Ao longo da minha trajetória profissional, reúno experiências em diversos serviços de saúde mental, em que pude ampliar minha prática inter e transdisciplinar, incluindo hospital-dia, ambulatório, atenção básica e alguns CAPS. Particularmente, a saúde pública vem sendo para mim, ainda hoje, uma grande escola.

Inaugurei meu consultório particular em 2005, e o mantenho ativo desde então, atualmente ampliando horizontes com as possibilidades da internet.

Consultório: (11) 99191-5879

Rua Dr. César, 530 - Sala 701 - Santana - São Paulo/SP - CEP 02013-003